sábado, 29 de janeiro de 2011

ENSAIO TÉCNICO I

Primeiro Ensaio Técnico - observações JOÃO CARLOS
O Filho Fiel Sempre Mangueira – 2011
23 de janeiro de 2011 – Marquês de Sapucaí

A nossa querida Mangueira em seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo, mostrou porque é raça, porque é emoção e, sobretudo porque é a ESCOLA DE SAMBA MAIS QUERIDA DO PLANETA. Foi um espetáculo de canto, de energia, de magia e nosso CHÃO mostrou a força da nossa verde e rosa! A emoção começou com a manifestação do público – público também da União da Ilha e da Grande Rio, que foram ao delírio quando nossa escola alinhou para o ensaio, e isso já é de costume. O nosso primeiro casal de Mestre-sala e Porta-bandeira Raphael e Marcella recebeu finalmente uma mais que justa e digna homenagem da nossa torcida, com uma enorme bandeira, com a caricatura de ambos, e a frase "RAPHAEL E MARCELLA, OS MANGUEIRENSES APOIAM VOCÊS", para reverenciar aqueles que defenderão nosso pavilhão no dia do desfile, e eles responderam com um lindo sorriso, reverências, gestos e através da leitura labial de ambos os lábios podia-se entender um emocionado: MUITO OBRIGADO! O Presidente Ivo Meirelles, deu discurso, agradeceu a todos os Mangueirenses e fez um agradecimento todo especial à TORCIDA NAÇÃO VERDE E ROSA! Já não era sem tempo né?

Sobretudo pela nova diretoria submissa ao mesmo. O majestoso Jayme Arôxa montou uma coreografia especial apenas para nossos ensaios técnicos e o que se viu foi uma Comissão de Frente contagiante, saudando o público do início ao fim, vale ressaltar que a última ala, foi uma aula de nossos componentes que cantaram com entusiasmo aquele que já é considerado um dos melhores sambas de 2011. Este ensaio foi apenas uma simples amostra do que a Estação Primeira de Mangueira apresentará no Domingo de Carnaval, mas antes disso, no dia 13/02, o segundo ensaio da nossa escola no Sambódromo, e a NAÇÃO VERDE E ROSA vai estar lá, fazendo a festa, e levando a alegria de todos os Mangueirenses para a avenida! Encerramos o final de semana de ensaios das Escolas de Samba carioca para o próximo carnaval, a escola mostrou claramente que está feliz, repito MUITO FELIZ. O samba, que até então não havia me convencido e nem tampouco era unanimidade entre os torcedores, passou de uma forma muito natural e agradável. O canto dos mangueirenses era ouvido, de forma ensurdecedora, mesmo a 300 metros depois do carro de som. Nem a troca de comando da bateria foi capaz de arrefecer o ânimo e a felicidade dos componentes. Em contraponto à alegria da Ilha e à teórica leveza recém-adquirida da Grande Rio, a Mangueira trouxe como arma, a sua tradição elevada ao cubo e bote cubo nisso.

Quanto ao desfile é incrível como os componentes abraçaram o samba, e confesso que não é qualquer samba – mas sim um samba que tem a cara da escola. O que só eleva a qualidade da harmonia de canto. Segundo a transmissão da RÁDIO TUPI mais de quarenta mil pessoas assistiram, na noite de domingo, 23/01, a Mangueira mostrar a força do canto de seus componentes no primeiro ensaio da escola na Avenida na atual temporada. O samba, um dos melhores de 2011, composto para o enredo “O filho fiel, sempre Mangueira”, em homenagem a Nelson Cavaquinho, foi excepcionalmente cantado por Luizito, Zé Paulo e Ciganerey com o auxílio dos componentes que esbanjaram empolgação e alegria durante todo o trajeto entre a concentração e a Praça da Apoteose. E digo mais que a melhor interpretação é dele LUIZITO, a impressão que tenho é que o samba foi feito sob medida para o LUIZITO.

Concluo e afirmo que em tese, a verde e rosa mostrou ao público, que lotou as arquibancadas, a força da comunidade do Morro da Mangueira. Harmonia e Evolução, como sempre, foram os principais quesitos da noite. "Mangueira é nação, é comunidade." Ainda muito longe do que pode realmente apresentar a Mangueira fez grande ensaio técnico, deixando seus admiradores confiantes no desempenho da escola no próximo Carnaval.

Nenhum comentário: